interualla na Mídia

Confira as últimas notícias

Bem-vindos à era do “seu desejo é uma ordem”!
Publicado no site Administradores no dia 03/06/2016

A Economia Sob Demanda criou o cenário perfeito para que se possa ter acesso ao que quiser, na hora que quiser e onde quiser. Claro que, como tudo na vida esse “mimo” tem um preço, mas nos dias atuais a moeda de valor incalculável é o tempo. Tudo gira em torno da agilidade, praticidade e comodidade. Nunca melhor dito, tempo é dinheiro!

Ações tão corriqueiras quanto pedir comida ou chamar um táxi foram otimizadas graças às novas tecnologias, que facilitam a criação de aplicativos como iFood ou Uber. Elimina-se a espera, as filas, a comunicação verbal. Ganha-se dias, horas, minutos para dedicar-se às verdadeiras paixões.

Há quem diga que, apesar de extremamente conectados, nunca estivemos tão distantes. Mas o fato é que somos de uma geração dona do seu próprio tempo e temos o poder de administrá-lo e usá-lo como acharmos melhor.

A questão do prazo está no centro das preocupações de qualquer serviço que se atreva a chegar a este mercado. Saem na frente aqueles que elencam e priorizam as informações segundo as necessidades e interesse de cada usuário, como o Airbnb faz com imóveis ou como o próprio interualla.co faz com espaços profissionais. As ferramentas de pesquisa, análise de marketing, base de dados e rastro virtual permitem seguir todo o nosso percurso na rede para oferecer um serviço/produto totalmente customizado. Alguns anúncios parecem adivinhar os nossos desejos mais íntimos e, antes de nos darmos conta, temos acesso a algo que nem sabíamos que queríamos em apenas um click. Mágica? Bruxaria? Nada disso! Sorria, você está sendo rastreado! A internet é o grande Big Brother do Século 21.

Segundo relatório da Sherpa Ventures, realizado em 2014, os três principais pilares da Economia Sob Demanda são: Confiança (compradores e vendedores interagem diretamente, sem necessidade do interlocutor), Colaboração (concorrência tem pouca relevância, reputação criada pelos próprios membros) e Proximidade geográfica (produtos e produtores na porta ao lado). Os setores do Transporte, Imobiliário, Trabalho e Serviços, Vendas e Produtos são os que mais se destacam no movimento, puxados pelo sucesso de empresas como Amazon, We Work, Zipcar, etc.

Os hábitos dos consumidores também foram remodelados pelo acesso instantâneo a bens pelo meio digital. Basta pensar no boom do Netflix, maior pesadelo das TVS por assinatura com programação estática, ou até mesmo o serviço financeiro como o PayPal, opção de pagamento mais escolhida (fácil, sem burocracia ou vínculo com entidade financeira) entre os freelancers de plataformas como o Fiverr, Odesk ou 99freelas.

A Economia Sob Demanda já é uma realidade que vem ditando algumas normas de comportamento e até mesmo a forma como nos relacionamos com as pessoas. Quem diria que seria possível ordenar um namorado sob encomenda, pertinho de você, com as características físicas que você deseja? E, afinal, não é isso que o Happn faz? Seu desejo é uma ordem. E pode estar a apenas um click!